Conclave começa com fumaça preta: cardeais ainda não escolhem novo papa

O primeiro dia de votação no conclave terminou sem consenso. A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quarta-feira (7), indicou ao mundo que o sucessor do papa Francisco ainda não foi escolhido. A expectativa era de que a sinalização ocorresse por volta das 14h10 (horário local), mas o resultado só apareceu às 16h.

O ritual que define o novo líder da Igreja Católica segue cercado de tradição e sigilo. Cardeais de diferentes partes do mundo estão reunidos desde o fim da manhã na Capela Sistina, onde permanecerão isolados até que um nome seja definido.

Como funciona a eleição do novo papa

O processo teve início às 11h (horário de Brasília), quando os cardeais se recolheram na Capela Sistina para dar início ao conclave. A votação pode acontecer até quatro vezes por dia, dividida em duas sessões — pela manhã e à tarde.

Para ser eleito, o novo pontífice precisa alcançar pelo menos dois terços dos votos — neste caso, 89 — e aceitar o cargo publicamente. Após a aceitação, o eleito escolhe o nome papal que usará durante seu pontificado.

O anúncio oficial é feito pelo cardeal protodiácono, atualmente Dominique Mamberti, a partir da sacada central da Basílica de São Pedro, com a tradicional frase em latim: Habemus Papam (“Temos um papa”). A fumaça branca que sai da Capela Sistina sinaliza ao mundo que o novo papa foi escolhido.

Enquanto isso não acontece, os olhos do mundo seguem voltados para o Vaticano, em expectativa pela definição do novo líder da Igreja Católica.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.